As imagens de Miguel Claro, astro-fotógrafo e astrónomo amador, não param de encantar o mundo. Depois de em Maio ter recebido um prémio internacional, na competição ‘The World At Night’, vê agora uma das suas imagens ser publicada como “Fotografia do Dia” no portal “Earth Science“, da NASA.

No blogue “AstroPT“, com o qual colabora, Miguel Claro explica como e o que o levou a registar a fotografia em destaque: “Num repentino olhar, mesmo de um astrónomo experiente, não é possível percecionar o movimento rotativo que todas as estrelas parecem produzir em torno de um eixo imaginário que indica o Norte, e apontando na direção de uma estrela que todos já conhecem, a Polaris, ou chamada ‘Estrela Polar'”.

Contudo, acrescenta “numa longa exposição fotográfica foi possível registar o rasto das estrelas que se encontram na região polar e perceber que todas elas descrevem um movimento circular em torno de uma estrela relativamente pontual, a ‘Estrela Polar'”.

Em termos técnicos, a fotografia foi conseguida no Alentejo, após uma exposição de 3H30, no passado dia 1 de Julho. A imagem final é uma combinação de 420 imagens, cada uma com 30 segundos de exposição e mostra estrelas que formam as constelações de Ursa Maior, Ursa Menor, Canes Venatici, Draco, Cepheus, Camelopardalis e Cassiopeia.

Relembramos que Miguel Claro já teve oportunidade de ver as suas imagens publicadas nas mais prestigiadas revistas internacionais de Astronomia, para além de ter colaborado com a revista zOOm – Fotografia Prática, com um artigo bastante completo sobre Astrofotografia, na edição n.º 7.