A Natugrafia – Associação de Fotógrafos de Natureza em Portugal, em parceria com o fotógrafo e associado Hélio Cristóvão procedeu ao lançamento conjunto do livro “Retratos do Mar – O Solstício”, da autoria de Hélio Cristóvão.

Está disponível a partir de 1 de Fevereiro de 2012 a versão digital eBook «Retratos do Mar – O Solstício» da autoria do fotógrafo Hélio Cristóvão. A Natugrafia ‐ Associação de Fotógrafos de Natureza em Portugal, em parceria com o fotógrafo autor procedeu ao lançamento conjunto do livro, que pode ser obtido online no site www.heliocristovao.net/ebook, assim como em exclusivo para leitura a sócios no portal Natugrafia: www.natugrafia.com.

Inspiração. Visões diferentes dos motivos na fotografia costeira. Desde a abertura com um poema por Mário Beirão aos textos sobre o projecto, conceitos, e uma colecção de 18 fotografias inéditas, um mundo a descobrir na fotografia criativa de natureza em paisagens do mar.

A colecção «Retratos do Mar – O Solstício» resulta da procura de novas visões com motivos do mar, e com a luz natural da tarde, Pôr-do-Sol e anoitecer e fotografar perspectivas intimistas, descobrindo nas oportunidades de momentos de luz os detalhes, formas, cores e texturas ao isolar fragmentos da paisagem.

As fotografias foram realizadas em dias consecutivos, antes, após e durante o Solstício de Verão de 2011, em praias do Parque Natural Sintra-Cascais: as praias do Abano, Ursa, Adraga e Aguda. Sobre cada imagem no livro, um estudo sobre a situação e as técnicas utilizadas, o ensino de fotografia, e da perícia no equipamento para obtenção de composições criativas.