A Canon anuncia a mais recente adição à reconhecida gama EOS, a nova EOS 5D Mark III. A nova câmara leva mais longe a performance da lendária EOS 5D Mark II, oferecendo mais velocidade, melhor resolução, capacidade de processamento melhorada e mais opções criativas tanto para fotografia como para vídeo Full HD, oferecendo assim oferecer uma liberdade artística sem paralelo aos fotógrafos profissionais.

Incorporando o feedback de fotógrafos de todo o mundo, a EOS 5D Mark III oferece uma melhor performance, virtualmente em todas as áreas. Um novo sensor full-frame de 22.3 Megapixels (MP) oferece o equilíbrio de resolução ideal para fotos e vídeos HD e disparos até 6 frames por segundo (fps), enquanto um sistema de AF de 61 pontos e medição em 63 zonas proporcionam maior velocidade, flexibilidade e precisão. Potenciada pela mais recente tecnologia de processamento DIGIC 5+, a EOS 5D Mark III também disponibiliza funções de vídeo melhoradas, para uma melhor qualidade de imagem e um maior controlo do áudio – redefinindo as possibilidades criativas para fotógrafos e videógrafos amadores.

Performance melhorada
Com as suas especificações aperfeiçoadas de forma abrangente, a EOS 5D Mark III é o equipamento ideal para o número crescente de fotógrafos que se dedicam tanto à fotografia como ao vídeo. Inclui várias características introduzidas com a revolucionária Canon EOS-1D X, proporcionando melhor performance, flexibilidade, manuseamento e durabilidade.

O novo sensor full-frame de 22.3MP desta câmara oferece maior resolução e detalhe, permitindo a captura dos mais variados motivos, desde paisagens deslumbrantes a bonitos retratos. Uma maior velocidade nos disparos contínuos contribui igualmente para ampliar as possibilidades criativas. Com uma leitura de 8 canais, a câmara suporta uma velocidade com resolução máxima de até 6fps, registando 18 imagens RAW ou mais de 16.000 JPEGsi, sem serem necessários acessórios adicionais. Além disso, a arquitectura avançada do sensor oferece um amplo intervalo de  ISO de 100 a 25 600, expansível a 102 400, tornando possível captar imagens nítidas e de alta qualidade, mesmo em condições de muito pouca luz.

A EOS 5D Mark III utiliza o mesmo sistema de AF de 61 pontos que a EOS-1D X, proporcionando sensibilidade, precisão e velocidade. Um dos mais avançados sistemas AF actualmente disponíveis, inclui 41 sensores de tipo cruzado e 5 pontos cruzados duplos, para uma precisão inigualável em todo o enquadramento. As predefinições de AF personalizáveis introduzidas com a EOS-1D X estão também disponíveis na EOS 5D Mark III, ajudando a captura de motivos desafiantes e proporcionando uma fiabilidade adicional nas situações em que o movimento do sujeito pode ser imprevisível.

O sistema de medição iFCL da Canon, que incorpora um sensor de dupla camada de 63 zonas ligado a cada ponto do sistema de AF proporciona exposições extremamente precisas. As informações relativas à focagem, cor e luminância são analisadas pelo sensor de medição, permitindo à EOS 5D Mark III captar de forma consistente tons de pele com extrema fidelidade e resultados excelentes nas mais variadas situações de disparo.

Desempenho criativo sem compromissos
A EOS 5D Mark III integra o mais recente processador de imagem DIGIC 5+ da Canon que potencia uma série de novas funções sem afectar a performance da câmara. A conversão A/D de 14-bits proporciona uma gradação de tons e transições de cor mais suaves, enquanto os disparos HDR combinam três exposições diferentes e permitem a aplicação de um dos cinco mapas de tons predefinidos, para captar todo o detalhe em cenários de elevado contraste. Com processamento RAW e capacidade de edição na câmara, os fotógrafos também podem dar início à pós-produção das suas imagens imediatamente enquanto estão a fotografar.

A potência do DIGIC 5+ também activa uma série de ferramentas que contribuem para uma melhor qualidade da imagem. Correcção da iluminação periférica da objectiva, correcção da aberração cromática da objectiva (lateral e axial) e maior redução do ruído do ISO são todas efectuadas na câmara sem afectar a performance, permitindo aos fotógrafos continuar a disparar sem qualquer atraso da câmara. Adicionalmente, a classificação de imagem na câmara através de um botão dedicado torna fácil organizar imagens antes da pós-produção.

A EOS 5D Mark III integra um novo botão Fotografia Criativa, que permite seleccionar rapidamente Estilos de Imagem e captar múltiplas exposições, e oferece acesso directo ao modo de disparo HDR. Pressionando o botão Fotografia Criativa durante a reprodução aparece uma nova função de visionamento comparativo, mostrando duas imagens lado-a-lado para que os fotógrafos possam ver, ampliar e comparar a qualidade de diferentes exposições a meio do trabalho.

Para situações onde os fotógrafos precisam de passar despercebidos, como casamentos, a EOS 5D Mark III também inclui um novo modo de disparo silencioso que reduz drasticamente o som do obturador e do espelho. Um modo silencioso contínuo está também disponível nesta câmara, permitindo aos fotógrafos captar motivos em movimento rápido sem atrair a atenção.

Vídeo EOS da próxima geração
A EOS 5D Mark III segue os passos da reputada EOS 5D Mark II, com uma variedade de novas características que foram introduzidas de acordo com o feedback de fotógrafos para oferecer uma performance em termos de vídeo Full HD ainda melhor. Para além de oferecer o controlo de profundidade de campo tão apreciado pelos profissionais do vídeo, o novo sensor full-frame combina-se com a elevada potência do DIGIC 5+ para melhorar a qualidade da imagem erradicando virtualmente o efeito moiré, cores falsas e outros artefactos. A introdução de um selector para modo de vídeo e de um botão de gravação maximizam a facilidade de utilização, permitindo começar a filmar de imediato logo que o modo de vídeo é activado.

As funções de vídeo adicionais incluem controlo manual da exposição e várias opções de compressão de vídeo a uma taxa de bits elevada, suportando ambos os métodos intraframe (ALL-I) e interframe (IPB). Taxas de enquadramento variáveis entre 24fps e 60fps e a adição do código de tempo SMPTE oferecem uma maior flexibilidade na edição e mais fácil integração nas gravações multi-câmara. Os utilizadores podem também verificar e ajustar o áudio durante a gravação através do ecrã Quick Control da câmara e uma entrada para headphones permite a monitorização do nível do som durante e após a gravação. A elevada capacidade de processamento do DIGIC 5+ também torna possível ajustar na própria câmara a duração dos filmes gravados.

Construção profissional, operação fácil
A EOS 5D Mark III foi desenvolvida para oferecer aos fotógrafos um manuseamento fácil e uma construção robusta. O seu corpo leve em magnésio de alta qualidade oferece uma maior protecção contra as condições climatéricas mais adversas, enquanto a construção do obturador foi também reforçada, para resistir a 150.000 ciclos, tornando a câmara ideal para utilização diária. A nova câmara possui ainda uma versão melhorada do Visor Inteligente da EOS 7D oferecendo uma cobertura de aproximadamente 100%, bem como a possibilidade de sobreposição de grelha no ecrã.

O ecrã LCD Clear View II 8.11cm (3.2”) oferece enquadramento de alta qualidade e visionamento em todas as condições. Os 1.040k-pixels fornecem a resolução suficiente para verificar a nitidez da imagem e a focagem de forma precisa, possuindo a estrutura do ecrã um material foto-elástico entre o painel LCD e a cobertura que previne os reflexos. Por outro lado, a cobertura em vidro reforçado torna o ecrã mais resistente a poeiras e riscos. Uma entrada para headphones e um selector do modo de bloqueio estão também disponíveis nesta câmara, para além de uma entrada para cartões CF compatível com UDMA 7 e de uma entrada para cartões SDii permitindo assim gravar simultaneamente para os 2 cartões, mudando automaticamente quando o cartão em utilização fica completo, e copiar as imagens de um cartão para o outro na câmara.

Digital Lens Optimizer – nova ferramenta do Digital Photo Professional v3.11
A EOS 5D Mark III vem com a versão mais avançada do Digital Photo Professional (DPP) – o software gratuito da Canon que permite um processamento de imagem em RAW de alta velocidade e qualidade. O DPP v3.11 inclui agora Digital Lens Optimizer – uma ferramenta nova e revolucionária desenhada para melhorar drasticamente a resolução da imagem.

O Digital Lens Optimizer (DLO) simula a performance da objectiva de forma precisa, com uma série de funções matemáticas complexas, replicando cada etapa da deslocação da luz através do percurso óptico. Usando esta informação o DLO consegue corrigir várias aberrações ópticas típicas e a perda de resolução causada pelo filtro de baixa passagem da câmara, aplicando uma função inversa em cada disparo para tornar a imagem mais próxima daquilo que é visto a olho nu. Isto cria imagens excepcionalmente detalhadas e de alta qualidade em ficheiros de vários tamanhos, proporcionando aos fotógrafos a mais alta qualidade de imagem e maior flexibilidade.

Compatibilidade com o sistema EOS
Fazendo parte do Sistema EOS, a EOS 5D Mark III é compatível com mais de 60 Objectivas EF, incluindo a EF 24-70mm f/2.8L II USM – a nova objectiva de zoom grande angular da famosa série L da Canon. A câmara é também compatível uma nova gama de acessórios, desenhados para proporcionar uma maior criatividade, incluindo o Speedlite 600EX-RT – um flash TTL de elevada performance com conectividade por radiofrequência sem fios. Adicionalmente, o novo punho de bateria BG-E11 oferece flexibilidade no manuseamento e a capacidade para duplicar o tempo de vida útil da bateria.

Canon EOS 5D Mark III – principais características:
Sensor full-frame de 22.3 megapixels
Auto focagem de 61 pontos
Disparos contínuos até 6 fps
Sensibilidade do ISO de 100-25.600 de origem
Vídeo Full HD com controlo manual
Processador DIGIC 5+ de 14 bits
Maior protecção contra condições climatéricas adversas
Ecrã 8.11cm (3.2-inch) 1.040.000-dot
Modo HDR com predefinições