A ARTE DA FOTOGRAFIA DE RETRATOS
Segredos, truques e dicas para fotografar como um profissional

A câmara, as objetivas, os flash, os programas de edição, enfim, todo aquele arsenal de equipamento mais ou menos sofisticado que vamos colecionando, ou namorando à espera de melhores dias para o comprar, são importantíssimos para quem quer fazer boa fotografia. E, neste caso específico, boa fotografia de retrato.

Mas a verdade é que é só uma das partes deste todo que é a fotografia. Podemos ter à nossa disposição tudo aquilo que há de mais avançado ao nível do equipamento fotográfico. Mas se não soubermos usá-lo, de pouco nos serve. Talvez apenas seja útil para decorar o estúdio e impressionar os amigos.

O conhecimento é a outra parte deste todo. Livros como este ajudá-lo-ão a perceber melhor aquilo que precisa de fazer para tirar o melhor partido do equipamento. Ler as experiências de outros e aprender diferentes técnicas aperfeiçoadas ao longo de décadas por alguns dos melhores fotógrafos do mundo farão de si, certamente, um fotógrafo mais completo.

Só que mesmo aí a equação não ficará completa. Há outros fatores que deve ter em conta, neste processo de aprendizagem. A experiência é uma delas. Com o tempo e a prática vai saber como e quando utilizar que tipo de equipamento e em que circunstâncias deve aplicar esta ou aquela técnica ou truque.

E há, finalmente, um outro elemento que é determinante para fazer um bom fotógrafo de retrato. Aliás, há quem diga que é mesmo o elemento mais importante. Estamos a falar do olho. O seu olho.

O sujeito pode cobrir-se das mais exuberantes roupas e acessórios, enquadrar-se no mais deslumbrante cenário que alguma vez viu e fazer a pose e o sorriso mais hollywoodescos que alguma vez a sua câmara captará.

Mas, no final, o retrato será sempre mais seu do que do retratado. Não tenha a menor dúvida, caro leitor. Por mais que o sujeito pense que controla a sessão, o retrato será sempre uma imagem do sujeito, visto pelos olhos do fotógrafo.

É por esse motivo que não nos cansamos de repetir: treine o seu olhar! Ele vai ser sempre a peça mais importante do seu equipamento e a lição mais importante da sua aprendizagem.

E, para o fazer, nada melhor do que começar já a pôr em prática aquilo que tentámos transmitir-lhe com este livro. Use as técnicas que aqui aprendeu o melhor que possa e lembre-se que o segredo de qualquer fotografia é tentar, experimentar, voltar a tentar, insistir e voltar a insistir, até finalmente chegar ao resultado pretendido. Ou algo lá perto.

Os nossos exemplos, os nossos conselhos, as nossas dicas servem essencialmente para inspirar o leitor e ajudá-lo a pôr em prática tudo o que acaba de ler.

Arregace as mangas, tire a câmara para fora do saco e deite mãos à obra já hoje. Comece em casa e acabe no fim do mundo. Mas fotografe. Fotografe muito e, acima de tudo, divirta-se.

 

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

[até 18/03/2012 insira o código EBOOKSZOOM para usufruir de 25% de desconto nos nossos eBooks]