A Canon anunciou o lançamento da EOS 650D, uma nova câmara Digital SLR (DSLR) de fácil utilização que oferece elevada qualidade de imagem e um sistema de operação simples, através de ecrã tátil, permitindo que qualquer utilizador capture belas fotos e vídeos em Full HD. Ideal para iniciantes na fotografia, a EOS 650D combina os seus modos de disparo automáticos inteligentes e uma variedade de recursos avançados – fáceis de utilizar – com uma completa gama de modos manuais para explorar à medida que os seus conhecimentos de fotografia vão avançando.

A EOS 650D é a primeira EOS a contar com um sistema de auto foco duplo, que garante um detalhe excepcional em focagem automática pontual ou contínuo, quando a gravar vídeo. No coração da câmara encontra-se um sensor CMOS híbrido de 18 megapixel (MP) e um poderoso processador DIGIC 5, que permite a captura de imagens nítidas, em alta resolução, até 5 fps. O ecrã tátil rotativo multi-ângulo contribui igualmente para uma rápida e fácil operação da câmara, oferecendo um acesso instantâneo a uma variedade de configurações e modos.

Excelente qualidade em todas as condições
A EOS 650D disponibiliza uma excelente qualidade de imagem e de desempenho. O seu recém-desenvolvido sensor CMOS hibrido 18MP APS-C fornece uma alta resolução, que permite capturar imagens de tamanho poster, ricas em cores e detalhes. Ideal para fotografar em baixa luminosidade sem flash, a câmara oferece um intervalo ISO de 100 – 12,800, permitindo a captura de imagens com aspecto natural e o mínimo de ruído, e a possibilidade de expandir até ISO 25600, para fotografar em condições de luz extremamente baixa.

A EOS 650D é a primeira câmara de entrada de gama EOS a incluir o processador DIGIC 5 da Canon, oferecendo maior velocidade, capacidade de resposta e uma avançada reprodução de cores. O processamento de imagem DIGIC 5 de 14-bit oferece transições subtis de tonalidades de cor, tais como as de um céu nocturno, e o seu poder imensamente aumentado também torna a câmara ideal para a captura de movimentos rápidos, tais como aqueles que acontecem no futebol ou noutros desportos.

O novo sistema AF duplo torna fácil a captura de imagens bem focadas de todo o tipo de motivos, quer em modo de fotografia como em vídeo. Um sistema de autofoco de 9 pontos, do tipo cruzado, faculta um desempenho excepcional na captura de fotos, oferecendo uma excelente precisão em ambientes de desporto, de acção e de vida selvagem. Além disso, um novo sistema híbrido AF oferece também uma focagem automática contínua durante a gravação de vídeo e quando em modo Live View.

Flexibilidade do ecrã rotativo táctil
Obter a foto perfeita nunca foi tão fácil, graças ao novo ecrã LCD táctil de ângulo variável Clear View II de 7,7 centímetros (3,0 “). Com tecnologia capacitiva, o ecrã é extremamente responsivo aos gestos de toque e deslizar do dedo, facilitando o acesso aos modos de disparo, à alteração de configurações e até mesmo capturar uma imagem utilizando apenas o ecrã.

O controlo táctil adiciona uma nova dimensão ao Live View. O utilizador pode seleccionar pontos AF, seguir rostos ou objectos e ajustar as configurações, através do ecrã Quick Control da câmara. A navegação é instantânea e intuitiva e a activação do zoom através de toque, na reprodução das imagens, oferece uma óptima forma de verificar os detalhes de um disparo. A articulação multi-ângulo permite inclinar e rodar o ecrã para responder a praticamente qualquer situação e uma alta resolução de 1040 mil pontos assegura que cada detalhe é claramente visualizado.

EOS Movie melhorado com Focagem Automática contínua
A gravação de vídeos em Full HD na EOS 650D é extremamente fácil para qualquer utilizador. Graças ao AF híbrido, os utilizadores podem-se concentrar-se exclusivamente em contar a sua história, enquanto a câmara segue continuamente o motivo. As objectivas lentes EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM e EF 40mm f/2.8 STM são ideais para gravar vídeos, graças ao seu motor de passo silencioso para garantir que os vídeos fiquem mais suaves e focados do que nunca.

Com o modo Instantâneo de Vídeo, qualquer pessoa pode criar vídeos divertidos e dinâmicos com aspecto profissional. Os vídeos podem ser gravados em dois, quatro ou oito segmentos de segundo e posteriormente combinados ou reordenadas na câmara, antes da reprodução. Uma porta mini-HDMI integrada também torna mais fácil partilhar os resultados em qualquer televisor HD.

Explorar com EOS
Dois novos modos de disparo localizados no selector de modos ajudam os principiantes a fotografar com confiança em condições de iluminação difíceis. O HDR Backlight Control analisa os ambientes de contraluz, mais difíceis de fotografar, captando três exposições diferentes – sob exposição, exposição correcta e sobre-exposição – e combina-as numa única imagem HDR que exibe os detalhes na zonas de sombra e nas iluminada. O modo Handheld Night Scene, por sua vez, facilita a captura de belas fotos com pouca luz, sem recurso a tripé, realizando rapidamente quatro imagens diferentes, antes de as combinar numa única imagem nítida e detalhada.

A gama de modos de disparo da câmara também permite explorar os limites da criatividade do utilizador. O Basic+ permite-lhe ir além das configurações automáticas básicas com uma variedade de definições que podem usar para alterar de forma drástica e imediata o aspecto de uma imagem. Os diversos filtros criativos da Canon podem ser aplicados às imagens utilizando o ecrã táctil. Agora com os novos efeitos “Art Bold” e “Water Painting” existem mais possibilidades de adicionar um toque criativo a uma imagem. Se simplesmente pretender apontar e disparar, o modo Scene Intelligent Auto faz o trabalho por si – analisando a cena e selecionando automaticamente os melhores ajustes, para que possa fazer excelentes fotos.

O sistema EOS – liberdade para explorar
Como membro integrante do sistema EOS da Canon, a EOS 650D é compatível com uma abrangente selecção de lentes e acessórios. Mais de 60 objectivas EF, desde a grande angular e macro até à telefoto extrema, e imensos acessórios ​estão disponíveis para oferecer aos utilizador as ferramentas necessárias para corresponder a praticamente a qualquer desafio criativo.

EOS 650D – principais características
– Sensor CMOS híbrido de 18 MP APS-C
– Vídeo Full-HD com controlo manual e AF contínuo
– 5 fps em disparo contínuo
– Ecrã táctil multi-ângulo Clear View  LCD II
– Sensibilidade ISO de 100-12,800, extensível a ISO 25.600
– AF de área ampla de 9 pontos
– Transmissor Speedlite integrado