O canal Odisseia lança o Concurso de Fotografia “Portugal, o teu olhar”, uma iniciativa que decorre a partir de hoje até dia 5 de agosto e desafia os espectadores portugueses a revelarem a sua visão sobre o que distingue e identifica o seu país.

Para concorrer, os participantes poderão enviar a sua fotografia através da aplicação Concurso – Portugal o teu olhar, na página de facebook do canal Odisseia, através do endereço de e-mail odisseia@portugaloteuolhar.pt ou do Instagram, etiquetando as fotos com o hashtag #portugaloteuolhar. O regulamento, bem como toda a dinâmica do concurso, podem ser consultados no site www.portugaloteuolhar.pt.

Segundo Roberto Blatt, director do canal, “o Odisseia procura fotos originais que sejam capazes de transmitir o olhar de cada um dos candidatos sobre o seu país ou cidade. Em linha da estratégia que temos vindo a seguir, em especial desde que o Odisseia se tornou no único canal de documentários 100% português, este concurso pretende aproximar-nos ainda mais da audiência portuguesa, através de um projecto em que o principal protagonista é Portugal. Esta é uma iniciativa muito interessante e enriquecedora, na medida em que dá a conhecer a visão dos portugueses sobre o seu próprio país”.

Durante sete semanas, diariamente, um júri composto por elementos do canal vai premiar a fotografia que considerar mais original com a oferta de uma câmara lomográfica, de edição especial Odisseia. No final, a fotografia vencedora, que será divulgada a 10 de agosto, ganhará um prémio no valor de 3 mil euros.
O concurso será divulgado em antena, através de acções de street marketing e de uma campanha presente em imprensa, Facebook  e Google AdWords.

Programação Especial “As melhores fotos Olímpicas”

Para comemorar este concurso em antena e a poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, o Odisseia estreia o documentário “As Melhores Fotos Olímpicas”, composto por dois surpreendentes episódios, para ver a 17 de julho, às 23h00 e às 23h30.

Ao longo de uma hora, o Odisseia convida os apreciadores de fotografia a viajarem no tempo e a conhecerem algumas das imagens lendárias que as lentes das câmaras captaram ao longo da história das Olimpíadas. Analisaremos cada fotografia em pormenor, situando-a no seu contexto histórico e explicando a importância que teve no momento em que foi tirada.

Com o testemunho de atletas de escala mundial como Sergei Bunka ou Frankie Fredericks, o Odisseia apresenta uma fascinante visão da história dos Jogos Olímpicos, através das suas imagens mais emblemáticas, um percurso que relaciona alguns dos maiores sucessos da história do desporto com as lembranças pessoais dos seus protagonistas.

Estes documentários inserem-se no especial de programação “Jogos Olímpicos”, composto por mais de 40 horas de programação que convidam os espectadores a conhecer as infraestruturas, a extravagância, as histórias pessoais e o valor simbólico deste incontornável evento, com exibição a partir de dia 9 de julho, às 22h00.