O Centro Atlântico e o autor, Miguel Claro, apresentam o seu novo livro − «astroFotografia – Imagens à luz das estrelas» −, com 192 páginas, a cores, com as melhores técnicas, dicas e segredos para ajudar os leitores a obterem as melhores imagens num cenário nocturno sob a luz das estrelas.

Não seria incrível fotografar a Via Láctea num céu escuro e afastado da poluição luminosa das grandes cidades? Não seria fascinante registar o movimento da esfera celeste e o rasto das estrelas em torno da Estrela Polar? E obter uma imagem detalhada da Lua perto do horizonte num jogo criativo de escalas e ilusões de óptica? E a dança dinâmica entre o Sol, a Lua e a Terra, da qual resultam os eclipses? E ser capaz de localizar os astros para fotografar um alinhamento planetário ao crepúsculo, num cenário de praia, luz e cor?

Aprender a localizar as principais constelações é muito mais simples do que muitos imaginam. A partir daí, poderemos navegar pelo céu e fotografar a sua espantosa beleza.

Neste livro, o autor sugere ao leitor que se deixe surpreender. Talvez até seja possível começar a fotografar com a câmara que já tem em casa.

—–

Miguel Claro é astrofotógrafo e astrónomo amador, especializado na fotografia de paisagens astronómicas (ou Skyscapes): um conceito que visa a união entre os elementos Céu e Terra, valorizando o património arquitectónico, cultural e paisagístico, e abordando, de forma educativa e científica, o Universo repleto de astros, mas que nos dias que correm passa despercebido à maioria das pessoas.

As suas imagens têm percorrido o mundo e sido publicadas em livros e nas mais prestigiadas revistas internacionais da especialidade, como é o caso da “world´s best-selling” Astronomy Magazine, Sky and Telescope, Astronomy Now, BBC Sky at Night, Pratical Astronomer, Ciel et Espace, Astronomie, Astronomìa e das revistas portuguesas Super Interessante, Quero Saber, zOOm fotografia prática, O Mundo da Fotografia Digital, em jornais e nas estações de televisão SIC, RTP e TVI.

Dezenas de imagens têm sido distinguidas como Picture of the Day e Lunar Photo of the Day em prestigiados websites internacionais. Várias imagens de Miguel Claro já foram distinguidas pela NASA como EPOD – Earth Science Picture of the Day e APOD – Astronomy Picture of the Day. Diversas imagens do autor foram ainda publicadas no site da National Geographic.

As suas imagens estão disponíveis na National Geographic, Stock Trek Images e Ciel & Espace Photos.

O livro tem um PVP de 24,69 Euros e poderá ser encontrado à venda a partir da próxima semana em todas as boas livrarias.

Informações complementares poderão ser solicitadas para o Centro Atlântico através dos seguintes contactos:

E-mail: geral@centroatlantico.pt
Tel. 808 20 22 21
Web: www.centroatlantico.pt/fotografia