O CPF – Centro Português de Fotografia, o IPF – Instituto Português de Fotografia e o Entre Margens (projeto promovido pelo Museu do Douro) juntam-se este ano para celebrar o Dia Mundial da Fotografia com um programa comum que se prolonga durante os dias 17, 18 e 19 de agosto, fazendo do Porto a Cidade da Fotografia durante estes três dias.

As atividades propostas por estas três instituições incluem concertos e eventos ligados à fotografia, de todos os tempos, para todos os gostos e para todas as idades. Logo a abrir as festividades, o Entre Margens apresenta o concerto dos The Soaked Lamb, dia 17 pelas 21h30, na Praça D. João I. Miguel Lima (bateria e percussão), Tiago Albuquerque (trompete, clarinete, saxofones, guitarra, concertina e ukelele), Maria Lima (voz, saxofone e ukelele), Vasco Condessa (piano e teclas), Afonso Cruz (voz, guitarra, banjo, ukelele, harmónica e lap steel) e Gito (contrabaixo) tocam sem pressas, sentados, melodias que, tal como uma fotografia, duram uma vida. Ainda nesta vertente de entretenimento, no sábado, dia 18, todos poderão assistir ao espetáculo de música e dança de Terras de Miranda Las Çarandas e Pauliteiros “Ls Stronca Jugos” (Praça D. João I, 17h), que promete pôr toda a gente a bailar.

Durante este fim de semana a oferta de workshops e eventos para os amantes da fotografia será variada. No sábado, 18 de agosto, as celebrações começam com a oficina de construção de caixas de utilização ótica, ou câmaras escuras, no CPF (das 15h30 às 18h). O dia acabará em grande, com a Noite da Fotografia organizada pelo IPF no Plano B (23h30), uma noite temática dedicada à fotografia e ao convívio, com sessões fotográficas no local incluídas.

Mas nem a madrugada escapa às celebrações do Dia da Fotografia no Porto. Um workshop do IPF, Fotografar o Amanhecer, convida os participantes a explorar as técnicas relacionadas com o fotografar dos primeiros raios solares em duas sessões (das 4h às 8h e das 9h às 12h, no IPF).

No Dia Mundial da Fotografia propriamente dito, 19 de agosto, o IPF e o CPF convidam as famílias a participar nestas celebrações. Pela manhã, o IPF convida-as a fotografarem e serem fotografadas no seu estúdio a seu bel-prazer (das 10h às 14h). Durante a tarde, podem passar pelo CPF e recriar o retrato de família ou individual de finais do século XIX e princípios do séc. XX no evento Retrato de Estúdio (das 15h30 às 18h).

Para os fotógrafos amadores e profissionais, o Dia Mundial da Fotografia será também pleno de atividades. Logo de manhã, o IPF oferece o Workshop de Fotografia Documental, orientado por António Pedrosa, vencedor do grande prémio Estação Imagem 2012, que explora a linguagem narrativa da fotografia documental (das 10h às 14h). Para os amantes da fotografia a preto e branco, o IPF organiza o atelier de laboratório fotográfico Banho de Luz (das 14h às 16h30). Para os fotógrafos amadores que o desejem fazer, o Portfolio Review (14h30/16h30, no IPF) oferece a oportunidade de discutir o seu trabalho fotográfico com um dos mais conceituados fotógrafos da vida selvagem – Brutus Östling, embaixador da Canon.

Para encerrar este dia, o CPF, o IPF, o Entre Margens e a Canon apresentam uma conferência também com Brutus Östling, que explicará algumas das peculiaridades do seu trabalho, no CPF pelas 17h.

Estas celebrações marcam ainda a inauguração da exposição Entre Margens na cidade do Porto, em exibição de 17 de agosto a 23 de setembro de 2012, na Praça D. João I. Esta exposição no espaço público, que contará no total com 50 fotografias, apresenta a estreia da coleção “Vistas do Alto Douro & Guia de Portugal 2012” de Paulo Catrica, dedicada ao território urbano e rural do Alto Douro. “Porto Capítulo I”, da fotógrafa emergente Joana Castelo, explora como se pode admirar e amar uma cidade, o Porto, e “Azul”, do também emergente fotógrafo Alexandre Sampaio, sobre o rio Douro e as suas peculiaridades.

—–

Embaixador Canon Brutus Ostling participa nas celebrações do Dia Mundial da Fotografia

Para assinalar o Dia Mundial da Fotografia, que se celebra a 19 de Agosto, a Canon traz ao Porto o reconhecido fotógrafo Brutus Ostling, especialista em fotografia de vida selvagem, que participará em duas das muitas atividades programadas para esse domingo.

Brutus Ostling estará presente na sessão Portfolio Review nas instalações do IPF no Porto, pelas 11 horas, na qual os participantes poderão de forma individual discutir o seu trabalho fotográfico e trocar ideias sobre projetos com este conceituado profissional.

Já pelas 17 horas, no Centro Português de Fotografia, terá lugar uma conferência onde Brutus Ostling partilhará a sua experiência fotográfica e detalhes do seu trabalho.

—–

Contactos:

Centro Português de Fotografia
Campo dos Mártires da Pátria
Edifício da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto
4050-368 Porto
www.cpf.pt

Instituto Português de Fotografia
Rua da Vitória, 129
4050-634 Porto
www.ipf.pt

Entre Margens
Rua Marquês de Pombal
5050-282 Peso da Régua
www.entremargens.org