No passado dia 27 de Outubro, o fotógrafo José Oliveira, residente em São Paio de Oleiros (Santa Maria da Feira) logrou realizar um sonho que há muito acalentava: fazer de acordo com o método fotográfico denominado estenopeico (pinhole, segundo a grafia inglesa), a maior fotografia do mundo numa única folha de papel foto sensível.

A iniciativa foi um sucesso e a foto foi realizada de acordo com todas as regras da fotografia pinhole.

A fotografia foi realizada num armazém, convertido em máquina fotográfica ( cerca de 6 meses de preparação) e foi utilizada uma entrada de luz de apenas 0,5mm para realizar a fotografia. O papel fotográfico esteve exposto à luz cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos ao que se seguiu todo o processo de revelação. O resultado é uma imagem com 30 metros de comprimento por 1,27 metos de altura.

A fotografia estará em exibição – por um curto período de tempo (até dia 31 de Outubro) – em Mozelos, no armazém onde foi efectuado todo o processo. Brevemente será exposta ao público em local a designar.

O autor da fotografia está disponível para entrevistas  (descrevendo o método utilizado) e poderá mostrar a fotografia a todos os que a pretendam ver e divulgar.

Esta fotografia é candidata ao Guinness World Records na categoria de WORLD LARGEST PINHOLE PHOTOGRAPH IN PHOTO SENSITIVE PAPER