Agostinho Mendes, fotógrafo e viajante por paixão, vai inaugurar na livraria Palavra de Viajante, em Lisboa, uma exposição de fotografia representativa de mais de 20 anos de viagens e errância pelo mundo. Entre 12 de Janeiro e 9 de Fevereiro de 2013, os visitantes são convidados a desfrutar da visão pessoal e intimista que o fotógrafo registou através das suas objectivas, nos mais diversos quadrantes do planeta.

Muita gente perguntar-se-á sobre o que de tão importante têm as viagens, qual é o seu verdadeiro significado. Viajar são as experiências, as situações, as vivências e as pessoas – sempre as pessoas! É poder comparar realidades como as de Marrocos e Suécia, Reino Unido e China, Portugal e Índia. E, se mais faltasse, viajar é, tão simples e só, desvendar em cada um de nós o verdadeiro instinto de sobrevivência, da necessidade em conhecer culturas milenares e experimentar outras formas de estar, pensar ou agir.

Viajar é podermos receber e podermos dar, sorrir e por vezes chorar, amar ou mesmo odiar; captar instantâneos para mais tarde recordar, simples momentos, simples acções; ver paisagens que nos fazem acreditar na existência de um paraíso; provar riquezas gastronómicas que nos fazem regressar com alguns quilos extra ou, simplesmente, nos deixarmos enfeitiçar por formas linguísticas que tantas vezes nos fazem desesperar. E ainda, por que não, o fazer jus ao que uniu os povos ao longo dos milénios – a amizade! Fazer amigos, muitos, e em qualquer lugar! Viajar é amar perdidamente este desejo que nos impele à partida; é o ir, mas também o saber voltar. Viajar é saber viver! Porque a vida é também ela uma enorme viagem!

Em pouco mais de duas décadas de viagens, há um antes e um depois; há histórias que talvez o fotógrafo não saiba contar, mas que ficaram registadas na memória, nas centenas de películas e milhares de ficheiros digitais. A imagem, seja ela objectiva ou mais abstracta, tem a grande capacidade de criar uma viagem momentânea que, para além de transportar o nosso imaginário até à magia característica de cada lugar, consegue falar ao coração e fazer reflectir sobre o propósito das coisas.

As 25 fotografias reunidas para esta exposição representam um mergulho no imaginário individual e resultam não só da tal errância pelo mundo, tantas vezes feita de caminhos inesperados e surpreendentes, mas também do muito que Portugal tem ainda por descobrir. Em rigor, uma grande viagem pode estar já ali, logo ao virar da esquina: basta apenas que a queiramos fazer!

O espaço expositivo conta com cerca de 30 metros lineares, distribuídos por duas salas, onde vão ser exibidas imagens nas categorias de retracto e paisagem, algumas das quais em formatos de grande dimensão.

A exposição conta com o apoio do projecto Próxima Viagem (http://proximaviagem.com), um espaço online totalmente dedicado ao jornalismo de viagens; do laboratório Fineprint (http://www.fineprint.pt ), um dos mais reconhecidos laboratórios profissionais de impressão fotográfica do país; e da Livraria Palavra de Viajante (http://palavra-de-viajante.pt), um espaço inovador e totalmente dedicado à temática das viagens.

 

VINTE ANOS DE OLHAR PELO MUNDO
Livraria Palavra de Viajante
Rua de S. Bento, 30 – Lisboa
Tel.: 21 195 63 40
De 12 de Janeiro a 9 de Fevereiro de 2013
Inauguração dia 12 de Janeiro, pelas 17h00
Entrada Livre
Horário:
De Terça-feira a Quinta-feira, entre as 10h00 e as 19h00
De Sexta-feira a Sábado, entre as 10h00 e as 20h30

Sobre o Fotógrafo Agostinho Mendes
Agostinho Mendes nasce em 1972 na freguesia de S. Sebastião da Pedreira, em Lisboa.

Em 1988 recebe a sua primeira câmara fotográfica compacta: um presente que iria mudar significativamente a forma como observa as pessoas e o espaço que o envolve. Seguem-se as primeiras viagens internacionais, a compra da primeira reflex, do crescente interesse pelo poder da imagem e da necessidade em desenvolver outro tipo de competências enquanto fotógrafo.

Em 2003 faz uma viagem durante 4 meses no subcontinente indiano, experiência que veio a revelar-se como um dos momentos mais marcantes da sua vida. Foi também no decorrer desta viagem que o fotógrafo decidiu aprofundar o estudo da fotografia, pois só assim poderia alcançar outro patamar qualitativo e atingir a plena realização pessoal.

De 2004 a 2006 frequenta o Curso Profissional do Instituto Português de Fotografia.

Segue-se um longo período de introspecção e análise crítica mas, ainda assim, consegue participar pontualmente em diversas exposições colectivas, bem como desenvolver alguns projectos pessoais, que o levaram a atravessar vários continentes.

“Vinte anos de olhar pelo Mundo” é a sua primeira exposição individual.

Sobre a Livraria Palavra de Viajante
A livraria Palavra de Viajante (http://palavra-de-viajante.pt) é um espaço inovador que se dedica exclusivamente às viagens, não só na sua vertente editorial mas também na gastronómica, pois dispõe do “café do viajante” onde são apresentados pratos típicos de todo o mundo. Como os próprios reclamam, trata-se de “um espaço onde se une o amor pelos livros e o gosto de ler ao prazer em viajar”. É ainda um espaço com uma dinâmica muito própria, onde são realizados vários eventos relacionados com a temática das viagens, nomeadamente palestras, lançamentos editoriais ou apresentação de projectos. A Palavra de Viajante é nos dias de hoje um dos locais de passagem obrigatória para todos os viajantes nacionais e internacionais.

Para mais informações contacte:
Agostinho Mendes
Tel: +351 93 406 20 86
agomendes@gmail.com