Está encontrado o vencedor do nosso passatempo “Fotografe as estrelas”. Trata-se de Sérgio Almeida, que nos enviou a fotografia “Fly to the Stars”.

O prémio é o livro de Miguel Claro, “astroFotografia – Imagens à luz das estrelas”.

Parabéns!

—–

Fly To The Stars
Esta imagem, foi obtida em Fonte da Telha, Costa de Caparica.

Para chegar a esta imagem utilizei uma DSLR Sony alfa 330 com uma objetiva Sony 18-55 SAM, com o equilíbrio de brancos definido para tungsténio. Foram necessárias 50 imagens de 30 segundos cada, obtidas com uma abertura de f/4.5 a ISO 400 e uma distância focal de 27mm. Foi ainda utilizado um tripé e um disparador remoto.

No final das 50 imagens, registei ainda uma última “imagem” ou “dark frame”, através de uma exposição (também) de 30 segundos, em que a objetiva se encontra tapada com a tampa frontal de proteção.

Posteriormente, todas as imagens (incluindo a “dark frame”), foram “somadas” (ou juntas) com o auxílio de um programa apropriado, dando origem a uma única imagem, correspondente a uma imagem final com uma exposição total de 25 minutos.

Para finalizar, foram apenas necessários alguns ajustes no brilho e saturação, obtendo-se assim esta imagem a que chamei “fly to the stars”.

É ainda visível o rasto deixado por um avião que passou no enquadramento durante a obtenção das imagens.