Hoje faz quatro anos que saiu para as bancas a primeira edição da zOOm. Quatro anos e 17 edições depois, estamos satisfeitos com o caminho que temos vindo a trilhar. Nem sempre tem sido fácil, há demasiadas variáveis que não dependem de nós. Mas, no geral, foram quatro anos fantásticos.

A zOOm já faz parte dos hábitos de leitura de muitos fotógrafos, de pessoas que gostam de fotografia, que querem saber mais, ou aprofundar o que já sabem.

Demos a conhecer inúmeros fotógrafos, principalmente amadores, homens e mulheres. Nascemos para isso, para lhe dar a conhecer tudo o que de bom se faz em fotografia. Em Portugal.

A zOOm é uma revista que exige bastante de nós, principalmente porque é feita a partir do zero. Fazemos tudo. Mas também queremos agradecer aos diversos colaboradores que connosco fazem a zOOm. Que estão sempre disponíveis. Muito obrigado para eles!

Não esquecemos fornecedores e clientes – a Niobo.pt cedo apostou neste projeto e a Tamron acabou de se juntar. A Coloreffects.pt é igualmente nossa parceira. Obrigado!

E, finalmente, não podíamos deixar de agradecer a você, caro leitor. Sem o termos desse lado, não fazia sentido estarmos deste. É para si que tentamos sempre fazer melhor. Talvez nem sempre seja possível mas, acredite, esforçamo-nos para que isso aconteça.

E porque estamos em festa, temos algumas surpresas para si. Fazemos anos, mas é você quem vai ganhar presentes.

Para começar, vamos abrir os vídeos zOOm 2 e 3 para que os possa ver sem qualquer limitação.

Depois – e como o melhor fica sempre guardado para o fim –, temos uma pequena Caça ao Tesouro.

O primeiro leitor a descobrir e a partilhar na nossa página no Facebook o ‘easter egg’* na edição 17 da revista zOOm ganhará o livro ‘Fotografia”, do fotógrafo Joel Santos.
* Neste número 17 levámos a cabo uma pequena brincadeira, escondida no meio de um dos artigos. Só um olhar clínico poderá desvendar, mas também não é assim tão complicado, basta apenas ver com um pouco mais de atenção.

Obrigado por estarem aí. Obrigado por estarem connosco!