Chapim-de-poupa (Lophophanes-cristatus) – autor: Zé Bicho

Em novembro o concelho de Almada celebra a arte de fotografar através de dez mostras de fotografia. Diversos olhares sobre diferentes realidades marcam a 3.ª edição do Mês da Fotografia, uma iniciativa promovida pela AlmaForma/CEFA – Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada e a F4 – Associação de Imagem e Cultura, com o apoio da Câmara Municipal de Almada.

Na Galeria Municipal de Arte de Almada, a exposição “Território Comum. Imagens do Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa, Portugal 1955-57”, comissariada por Sérgio Mah, reúne um conjunto de 100 fotografias que integram as cerca de dez mil imagens produzidas por 18 arquitetos que, coordenados pelo arquiteto Francisco Keil do Amaral, participaram no “Inquérito à Arquitectura Regional Portuguesa”.

“Mar de Camões”

Inaugurada a 8 de novembro, pelas 18 horas, na Oficina de Cultura, a exposição “Mar de Camões”, do conceituado fotógrafo chileno Roberto Santandreu, foca aspetos registados pelo autor na viagem de circum-navegação do Navio-Escola Sagres, em 2010. O fotógrafo, num olhar intimista, articula texto e imagem, através d’Os Lusíadas, manuscritos a pastel sobre as fotografias, homenageando o poeta e a Marinha Portuguesa.

Além da “Coletiva de autores da F4”, o Solar dos Zagallos, na Sobreda, acolhe outras duas mostras de fotografia, “O mundo lá fora”, de Adelino Chapa, e “Um rumor de asas”, onde o fotógrafo Zé Bicho retrata a biodiversidade, tendo como fio condutor a beleza das espécies e o lado mais artístico da fotografia de natureza.

No Convento dos Capuchos, a artista plástica Ana Teixeira apresenta “Íntimas Memórias” uma exposição que combina a fotografia e a pintura, enquanto a livraria Casa do Livro expõe o trabalho de Patrícia Mendes Leal na mostra “Jardins”, onde se conjugam quatro linguagens – fotografia, pintura, poesia e textura do suporte – tendo como ponto de partida os recantos de um jardim.

“Entre Olhares”

Também a Galeria Municipal da Costa de Caparica expõe uma mostra dos projetos em fotografia participativa. Em “Entre Olhares” os jovens de comunidades carenciadas em Portugal e no Brasil e apresentam um olhar crítico e cidadão dos seus contextos, raízes e culturas.

Ainda durante o Mês da Fotografia, os alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Básica e Secundária Francisco Simões – Professor Américo Jones apresentam os seus trabalhos numa exposição intitulada “A minha sombra sou eu. O meu reflexo é o meu desígnio”, na Sala Pablo Neruda, no Fórum Municipal Romeu Correia. Já no Museu da Cidade pode ser visitada a exposição “Photossíntese”, composta pelos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de artes da escola Anselmo de Andrade.

 

 

Mês da Fotografia em Almada – Exposições

2 de novembro a 11 de janeiro“Território Comum. Imagens do Inquérito à Arquitetura Regional Portuguesa, Portugal 1955-57”, na Galeria Municipal de Arte (Almada)6 a 30 de novembro

“A minha Sombra sou Eu. O meu Reflexo é o meu Desígnio”, no Fórum Municipal Romeu Correia – Sala Pablo Neruda (Almada)

“Photossíntese”, no Museu da Cidade (Cova da Piedade)

“Entre Olhares”, na Galeria Municipal – Costa da Caparica

“Jardins”, na Casa do Livro (Almada)

Digressões f4 2013, no Solar dos Zagallos (Sobreda)

“O mundo é lá fora”, no Solar dos Zagallos (Sobreda)

“Um rumor de asas”, no Solar dos Zagallos (Sobreda)

“Coletiva de autores F4”, no Solar dos Zagallos (Sobreda)

6 de novembro a 28 de dezembro

“Íntimas Memórias”, no Convento dos Capuchos (Caparica)

9 de novembro a 1 dezembro

“Mar de Camões”, na Oficina de Cultura (Almada)

Entrada livre

 

Mais informações:
Sandra Gomes
Telf.: 21 272 45 43
sgomes@cma.m-almada.pt