Vai estar patente de 23 a 26 de Janeiro de 2014 na Associação Náutica do Seixal (ANS) a exposição de fotografia “Saberes”. A inauguração irá decorrer no dia 25 de Janeiro de 2014, pelas 15H00.

Autor
Chamo-me Pedro Guerreiro e nasci em 1972 no Barreiro, pouco tempo depois vim viver com os meus pais para o Concelho do Seixal, sendo esta é a minha terra desde tenra idade. Com o Curso Profissional de Fotografia da Associação Portuguesa de Artes Fotográficas (APAF) desde 2007, foi sem dúvida a partir daí que cresci como Fotógrafo, apesar de já fotografar há alguns anos, esse momento foi decisivo. Como alguns sabem, sou Enfermeiro no Centro de Saúde do Seixal, o que faz com que tenha que relegar muitas vezes a fotografia para segundo plano. Mas sinto que a minha criatividade vem desta dualidade, pois a minha visão do mundo e das pessoas é indissociável do facto de ser Enfermeiro, já lá vão 15 anos.

“Saberes” foi o título que escolhi para esta exposição fotográfica.
Nesta exposição, pretendo efectuar a mostra de um trabalho de cariz etnográfico que venho a elaborar há cerca de 6 anos. Ao longo do projeto retratei Mestres Carpinteiros Navais e Calafate, durante a reconstrução de várias embarcações tradicionais do estuário do Rio Tejo, incluindo o Varino da Câmara Municipal do Seixal “Amoroso”.

O estaleiro naval Jaime Ferreira da Costa & Irmãos, Lda. em Sarilhos Pequenos no Concelho da Moita, vai na 3.ª geração. Conheci o Mestre Jaime Costa Já lá vão 6 anos, pelo seu estaleiro vagueei, falando, fotografando e conhecendo um pouco desta arte e dos seus saberes, pois neste ofício ainda se trabalha com ferramentas e saberes de outrora. Juntamente com as fotografias vão estar expostas ferramentas tradicionais desta arte, bem como excertos de uma entrevista que efectuei ao Mestre Jaime Costa, um dos únicos, senão o único proprietário de um estaleiro naval deste género em Portugal.