Nos passados dias 6 e 7/Dez a exposição “punctum | fotografia pelas ruas” foi aberta ao público, tendo sido seguidos 2 roteiros com 2 grupos de pessoas que quiseram comparecer.

A “punctum | fotografia pelas ruas” é uma exposição fotográfica original nacional e internacionalmente, distribuída por 37 espaços comerciais do Centro Histórico da cidade de Leiria. Conta com 37 fotografias impressas 55cm x 36cm executadas pelo Fotógrafo João M. Gil (Alma Lux Photographia), expostas nas 37 lojas aderentes. Todas as fotografias estão iluminadas e dizem respeito ao estabelecimento respetivo, transmitindo a identidade do estabelecimento na leitura do Fotógrafo, adaptando-se ao estabelecimento. Também inclui uma segunda exposição de fotografias dos participantes que quiseram ter parte ativa, publicadas on-line.

O sistema de iluminação criado pelo Fotógrafo e pelo Designer Alberto Pereira é também original, encaixando no espírito da exposição – a adaptação a cada estabelecimento, portabilidade e baixo custo.

Convidam-se os visitantes do Centro Histórico de Leiria a seguir o roteiro (http://www.alma-lux-photographia.com/images/mapa_punctum_isolado_web.jpg) e entrar nos 37 estabelecimentos comerciais da exposição entre 6/Dez e 6/Jan. Há informação e mapas distribuídos no Centro da Cidade. Serão feitos e anunciados mais passeios ao longo do mês de Dezembro, com a presença do Fotógrafo.

O João M. Gil é o responsável pelo projeto e executor, assim como autor original da ideia. A ECO – Associação Cultural de Leiria é o “Dinamizador Especial”, em Leiria. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e de mais duas empresas da região. A “punctum |
fotografia pelas ruas” tem o objetivo de ser bianual, sendo Leiria a cidade principal de retorno de 2 em 2 anos. Conta também ser executada noutras cidades, sem a mesma relevância, contudo.

Lista de estabelecimentos, roteiro, participantes e descrição na página web: http://www.alma-lux-photographia.com/punctum_por.html