O Banco Santander, através de sua Divisão Global Santander Universidades, e da rede Universia, lança, no III Encontro Internacional de Reitores Universia, a nova edição do concurso de fotografia Fototalentos 2014 (www.fototalentos.com),continuando, desta forma a fomentar, reconhecer, divulgar e premiar a criatividade da arte da fotografia dos universitários.

O concurso destina-se a todos os atuais e antigos membros da comunidade universitária, desde estudantes, professores, investigadores e responsáveis administrativos, independente da sua nacionalidade, que residam em qualquer parte do mundo.

No formato jpg e com um peso máximo de 2 Mb, as imagens podem abordar os temas mais variados, devem ser inéditas e originais, e identificar o que significa para os participantes a vida universitária. Cada participante poderá concorrer com o número de fotografias que desejar, desde que cumpram as regras do concurso.

Prazos do concurso
Os interessados em participar devem ser utilizadores registados da rede Universia e devem registar-se na página do concurso em www.fototalentos.com, tendo até ao dia 7 de julho de 2014 para enviar as suas fotografias.

As fotografias apresentadas pelos participantes estarão visíveis na página do concurso e serão expostas no âmbito do III Encontro de Reitores Universia Rio 2014. Os cibernautas poderão votar nas suas fotografias preferidas através da página web do concurso, até 10 de julho de 2014.

As 25 fotografias mais votadas pelo público serão consideradas as finalistas, e um júri nomeado pela Fundação Banco Santander, em conjunto com responsáveis da rede Universia, decidirá qual a fotografia vencedora, assim como os três segundos prémios. Os resultados serão divulgados a 18 de julho de 2014.

O vencedor ganha um prémio de 3.000 euros brutos, e ainda a impressão profissional da sua obra. Os segundos prémios ganham 1.500 euros brutos cada.

Esta iniciativa faz parte dos preparativos do III Encontro Internacional de Reitores Universia que, sob o lema “A universidade do século XXI: uma reflexão da Ibero-américa”, irá reunir no Rio de Janeiro mais de 1.100 reitores de 46 países no mês de julho. Conforme refere Bernardo Sá Nogueira, Diretor-geral do Universia Portugal, este concurso visa não só estimular a criatividade fotográfica, como dar ênfase aos múltiplos aspetos e riqueza da vida universitária”.