A Tamron já tem disponível no mercado português a nova objetiva zoom 28-300mm F/3.5-6.3 Di VC PZD, vocacionada para câmaras DSLR “full frame” mas também compatível com máquinas equipadas com sensores APS-C.

Prenda de Natal ideal para os amantes da fotografia, esta é uma objetiva verdadeiramente polivalente e de utilização universal em câmaras DSLR com sensores “full frame” (ou seja, com área equivalente ao filme de 35mm), com uma cobertura que vai desde a grande angular de 28mm até à “tele” de 300mm.

Contudo, quando usada para equipar câmaras DSLR com sensores APS-C, transforma-se numa poderosa teleobjetiva, com uma cobertura focal entre os 45mm e os 490mm, aproximadamente.

Desde que lançou, em 1992, o seu primeiro zoom de grande amplitude focal (o 28-200mm, modelo 71D), que a Tamron tem vindo a ampliar a sua gama de objetivas super-zoom. Esta nova objetiva 28-200 surge como resposta à popularidade crescente das câmaras digitais SLR com sensores “full frame” e a Tamron não deixou créditos por mãos alheias, propondo um verdadeiro concentrado de tecnologia.

Dotada de uma elevada qualidade de construção, a 28-300mm F/3.5-6.3 Di VC PZD vem equipada com um potente e silencioso motor ultra-sónico PZD (Piezo Drive) associado a um sofisticado mecanismo de compensação de vibração (VC). Esta objetiva 28-300 mm All-In-One™ proporciona uma qualidade de imagem excelente num formato muito leve e compacto, fruto do extenso programa de desenvolvimento tecnológico da Tamron.

A construção ótica avançada inclui quatro elementos de vidro LD (baixa dispersão), três elementos asféricos de vidro moldado, um elemento asférico híbrido, um elemento de vidro XR (índice de refração extra) e um elemento de vidro UXR (índice de refração “ultra extra”).

A utilização de elementos de vidro especiais na conceção desta objetiva contribui para a sua leveza e formato compacto, uma vez que minimizam as aberrações e permitem obter uma qualidade de imagem superior utilizando um menor número de elementos óticos.

O motor ultrasónico PZD permite realizar uma focagem automática mais rápida e silenciosa, fatores cruciais para a obtenção de fotos nítidas captadas em momentos espontâneos. Além disso, em situações mais difíceis, é também possível realizar a focagem com controlo manual.

O sistema de estabilização de imagem com compensação de vibração (VC) da Tamron contribui para evitar a utilização do flash em situações de falta de luz ao permitir utilizar tempos de exposição mais elevados com a objetiva na mão.

Finalmente, esta objetiva possui uma baioneta especial com proteção contra salpicos de água, oferecendo uma maior segurança aos fotógrafos de natureza que necessitem de trocar de objetivas ao ar livre.

A Robisa, distribuidora oficial da Tamron, tem já esta objetiva disponível em Portugal, com um PVP sugerido de cerca de €729.