A Tamron apresentou, recentemente, a objetiva SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD, o primeiro zoom f/2.8 ultra grande angular do mundo para câmaras DSLR “full frame”.

Desenvolvida para aumentar as possibilidades de captura de imagens em ultra grande angular, a construção ótica avançada da Tamron SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD resulta da utilização de 18 elementos em 13 grupos, incluindo um elemento XGM (vidro moldado expandido asférico) no primeiro grupo e elementos LD (baixa dispersão) que são utilizados em todo o sistema ótico. Deste modo, são corrigidos os problemas a nível de cor e também as eventuais distorções geométricas para que se obtenha imagens com elevada qualidade ao longo das diferentes distâncias focais.

As propriedades anti-reflexo são asseguradas pelo revestimento eBAND que reduz os reflexos indesejados que costumam alcançar o sensor, especialmente na captura de imagens em ultra grande angular. Além disso, a objetiva possui um para-sol integrado que garante a proteção eficaz da lente frontal ao longo de todas as distâncias focais, para reduzir reflexos e brilhos indesejados.

A objetiva utiliza um elemento frontal revestido com flúor, o que permite repelir água e poeiras e facilita a limpeza de manchas – essencial, dado o formato acentuadamente convexo da lente, que impede a instalação de filtros de proteção – e possui uma construção resistente à humidade que ajuda a prevenir a sua penetração no interior da objetiva.

Esta objetiva possui o sistema exclusivo de estabilização de imagem VC (Vibration Compensation) da Tamron, que permite fotografar em velocidades de obturação baixas e fracas condições de luz e ainda compensar pequenas trepidações da câmara. A Tamron SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD destaca-se ainda pelo motor ultrassónico exclusivo da Tamron, que disponibiliza um binário superior, alta precisão e uma focagem automática virtualmente silenciosa.

A Tamron incluiu com esta objetiva o programa SILKYPIX Developer Studio, um software que possibilita o processamento de imagens de alta qualidade em formato RAW ajustando, entre outros parâmetros, o equilíbrio de brancos, a temperatura de cor, a nitidez e as curvas registadas pelas câmaras digitais.

Disponível em Portugal a partir de meados de fevereiro, através do seu distribuidor oficial, a Robisa, a Tamron SP 15-30mm F/2.8 Di VC USD tem um PVP sugerido de cerca de 1.199 Euros.