A Lytro ILLUM é uma câmara digital revolucionária que subverte por completo as regras da fotografia, abrindo possibilidades até hoje inimagináveis, entre elas a capacidade de definir o ponto de focagem ou alterar a perspetiva de uma foto após a captação da imagem.

Construída para aproveitar toda a capacidade do “Campo de Luz”, a Lytro ILLUM vai proporcionar aos fotógrafos um novo leque de experiências visuais na sua forma mais pura, não apenas como uma simples testemunha estática da realidade mas como uma autêntica janela interativa para o mundo.

A Lytro ILLUM é a câmara que criou a “Fotografia do Campo de Luz”, uma nova categoria transformadora que potencia a criação artística e a expressividade muito mais além do que é possível no mundo 2D da fotografia analógica e digital convencional. Ao capturar a cor, intensidade e direção de cada raio de luz que flui dentro da câmara, a Lytro ILLUM regista uma grande quantidade de informação visual que oferece ao fotógrafo a oportunidade de recriar vistas e cenas num patamar verdadeiramente único.

Ajustar depois de fotografar
Para que estas ricas e variadas composições fotográficas sejam possíveis, a Lytro ILLUM combina hardware personalizado com uma poderosa plataforma de software. A câmara vem equipada como um sensor de Campo Luz (“Light Field”) de 40 “Megarays”, uma objetiva zoom com uma latitude ótica de cerca de 8x (30-250mm), abertura constante de f/2.0 e um obturador de alta velocidade capaz de congelar o movimento numa ampla variedade de condições.

Após a captura das imagens, a inovadora plataforma de software permite aos fotógrafos ajustar pela primeira vez todos os aspetos da imagem gravada – incluindo o ponto de focagem, a perspetiva, a inclinação e a profundidade de campo. Esta flexibilidade vai dar aos fotógrafos a oportunidade de criarem imagens com tremendo impacto para o espetador, não apenas numa dimensão, mas em todas.

A experiência fotográfica totalmente única da Lytro ILLUM é um reflexo da revolução tecnológica da realidade virtual que converte os gráficos 3D em narradores da era digital. Nas mãos dos pioneiros da criatividade, esta câmara é um catalisador para um movimento de transformação no qual o mundo irá procurar cada vez mais oportunidades de criação de uma experiência artística aprofundada.

Além de oferecer a possibilidade de configurar os parâmetros da imagem após a sua captura, a plataforma de software patenteada da Lytro ILLUM permite aos utilizadores verem as suas fotos em três dimensões, criar animações personalizadas, exportar imagens em formatos convencionais (como o JPEG) e partilhá-las na Internet através de dispositivos móveis.

O fluxo de trabalho da Lytro ILLUM é compatível com programas de edição de imagem já existentes, como o Adobe Photoshop, Adobe Lightroom e Apple Aperture, o que permite aos pioneiros da criatividade usarem as ferramentas que já conhecem e com as quais se sentem mais à vontade.

Uma nova “narrativa fotográfica”
“Com a Lytro ILLUM, os pioneiros criativos – desde os simples amadores aficionados até aos profissionais mais experientes – entram num novo mundo de narrativa fotográfica. Agora, tanto os artistas como o seu público vão poder partilhar uma ligação igualmente íntima com as imagens e, num certo sentido, participar na magia da sua criação”, disse a propósito o Presidente Executivo da Lytro, Jason Rosenthal. “Ao combinar um novo tipo de hardware com uma tremenda capacidade de computação, esta câmara oferece possibilidades sem precedentes para expandir as fronteiras da criatividade para além dos limites intrínsecos da fotografia”.

“A fotografia de Campo de Luz parte do modelo clássico para um conceito transformacional”, declarou o fundador da Lytro, Dr. Ren Ng. “A câmara Lytro original, lançada em 2012, abriu uma era completamente nova na fotografia. A Lytro ILLUM vai elevar a fasquia a um outro nível. Estamos muito entusiasmados com o potencial desta câmara, que vai provocar uma revolução fotográfica da mesma magnitude da que assistimos na passagem da película para o digital”.

Sobre esta parceria de distribuição para Portugal, Espanha e Andorra, o diretor executivo da Lytro para a região EMEA, Sandro Fulgheri, explicou: “escolhemos trabalhar com a Rodolfo Biber SA dada a sua experiência no mercado especializado da fotografia e os seus elevados standards de qualidade e de trabalho. A Rodolfo Biber SA deixou-me uma forte impressão pelo seu eficiente modelo de negócio ao serviço dos mercados em que está presente.”

A câmara Lytro ILLUM vai estar disponível em Portugal, Espanha e Andorra a partir de Junho de 2015, com um preço sugerido de 1.299 Euros.

Mais informações em www.robisa.es/pt e www.lytro.com