Saiba o que é e como se aplica a técnica de expor para a direita. Com ela conseguirá obter tempos de exposição que retiram o máximo da capacidade do sensor da sua máquina fotográfica digital. Explicamos tudo quase passo a passo. Um assunto cuja abordagem nos é repetidamente solicitada, é sobre a forma ideal de se converter uma fotografia para preto e branco. Não há uma, mas várias, que vai ficar a conhecer também neste número. Depois conversámos com dois fotógrafos que quase dispensam apresentação: José Ramos, que se destaca na fotografia de paisagem e Rui Palha, conhecido mestre da fotografia de rua e a preto e branco. Mas, como sempre, há muito mais para ver e ler na sua revista de fotografia preferida!

Conteúdo da edição 31
[Julho/Agosto/Setembro 2017]

TÉCNICA
Exposições sempre perfeitas
Existem técnicas que deve ter em conta, no momento em que carrega no botão de disparo da câmara, para conseguir um tempo de exposição equilibrado, quase “perfeito”. Uma delas é conhecida como Exposição à Direita e consiste em formar a exposição para o lado direito do histograma. Saiba quase tudo neste artigo que preparámos para si.

WORKSHOP
Converter para preto e branco
Se também pensa que as imagens a preto e branco têm algo de intemporal, de diferente, venha daí conhecer as melhores maneiras de transformar as suas banais fotografias a cores, em pequenas obras de arte a p&b.

ENTREVISTA
José Ramos
Já era um apaixonado pela Natureza antes de se tomar de amores pela Fotografia. Da junção desses dois amores resulta um trabalho onde salta à vista o impacto visual dos cenários naturais. A luz intensa e os muito fortes contrastes são a imagem de marca da fotografia de José Ramos, já premiado e publicado em revistas internacionais.

Rui Palha
É um nome maior nesta que é uma das mais desafiantes disciplinas da fotografia. Com o seu olhar penetrante nas vidas que povoam a rua, Rui Palha inspirou gerações de fotógrafos. Mas a sua prioridade são as pessoas que vai fotografando e às quais tem o cuidado de oferecer as fotografias que fez com elas.

FOTO DO LEITOR
Exposição de fotografias

FOTO AVENTURA
Tromsø – Noruega
O nosso fotógrafo Paulo Pires viajou até à gélida Noruega em busca da lendária Aurora Boreal. Voltou com os cartões cheios de imagens de céus iluminados pelas cores deslumbrantes do Norte. Venha connosco descobrir as incríveis paisagens nórdicas e saiba como fotografar nestas duras condições.

PROJETO
O leitor e fotógrafo Paulo Batista encheu-se de coragem e fez um importante registo do abandonado condomínio Bella Guarda – apresentado com “pompa e circunstância”, mas que acabou por ser mais uma das vítimas da crise da connstrução civil – e dos que lá (agora) moram.

FOTOS COM HISTÓRIA
João M. Gil e as suas histórias por detrás das imagens.