RentalFoto – A primeira empresa nacional de aluguer de equipamento fotográfico

Obrigado Rui por aceitar falar-nos um pouco sobre este interessante serviço que disponibiliza a todos os fotógrafos, sejam profissionais ou amadores. Poderia começar por apresentar a RENTALFOTO?
Obrigado à revista ZOOM pela oportunidade concedida para falar um pouco sobre este meu projeto. Há uns anos deparei-me com um website americano que alugava equipamento fotográfico e gostei tanto da ideia que fui à procura de saber onde conseguiria fazê-lo em Portugal. Naquela altura encontrei online apenas uma pequena empresa que afirmava fazê-lo, mas quando a contatei reparei que era algo um pouco amador e que haviam muitos “SE’s” para avançar com qualquer aluguer.

Depois de procurar em alguns fóruns de fotografia não encontrei mais nenhuma alternativa, além do aluguer de estúdios ou de equipamentos apenas virados para a produção de vídeo, mas o que mais encontrei foram fotógrafos à procura dum serviço de aluguer de equipamento fotográfico. Foi aí que decidi avançar com a RENTALFOTO, vi uma oportunidade, estudando o funcionamento de empresas do mesmo ramo principalmente nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. A RENTALFOTO é uma empresa recente, mas acho que tem potencial, uma empresa portuguesa que tem um serviço único, com os equipamentos que oferece e um modo de funcionamento prático.

Nós, como fotógrafos, por vezes sentimos uma necessidade pontual de um determinado equipamento mais específico, o qual não usaremos muito regularmente. Este é um dos perfis de cliente que encontra com regularidade?
Essa é a principal razão pela qual os interessados em fotografia gostariam de usufruir deste tipo de serviço, de acordo com todas as entidades que nos contataram e de acordo com as inúmeras publicações online sobre o assunto. Adianto que a segunda razão é simplesmente um individuo não ter disponibilidade financeira para adquirir a título definitivo equipamentos de elevado valor, mesmo que tenha planos para utilizá-los regularmente.

Por muitos testes e opiniões de equipamentos que podemos facilmente encontrar na Internet, quando pretendemos adquirir um equipamento mais dispendioso e queremos ter a certeza que estamos a fazer uma compra informada, não há nada como experimentar. Qual o período mínimo pelo qual se pode alugar um equipamento?
O período mínimo de aluguer para qualquer equipamento é sempre de 3 dias. Se o último dia que um cliente pretender um aluguer calhar num fim-de-semana ou num feriado, o período terá que ser estendido por mais um dia, dado que os serviços de transporte/recolha dos equipamentos não trabalham nestas mesmas datas. No caso dum aluguer pelo período mínimo o cliente ficará com o equipamento sempre por 4 dias seguidos, dado que este nunca utiliza o equipamento na totalidade do primeiro dia de aluguer nem do último, por isso é sempre oferecido mais um dia de aluguer por causa desta situação.

E como funciona todo o processo, desde que acedemos ao website da RENTALFOTO pela primeira vez até que o equipamento esteja nas nossas mãos?
Primeiramente é preciso registar-se como cliente no website www.rentalfoto.pt e ter esse registo aprovado, caso as informações enviadas pelo usuário estejam em conformidade. Após ativação do registo, o cliente pode começar a selecionar os equipamentos que pretende. Poderá escolher apenas um ou vários equipamentos, mas em cada ato de aluguer, a data de início e do fim do aluguer será sempre a mesma para todos os equipamentos. Se o cliente necessitar diversos equipamentos em dias diferentes, terá que fazer um pedido de aluguer diferente.

A RENTALFOTO tenta minimizar os custos de transporte para os seus clientes, e por isso é possível combinar vários equipamentos numa embalagem só, que posteriormente é enviada diretamente para a morada que o cliente indicar. As nossas embalagens são de dimensões bastante generosas para que seja possível maximizar o envio. De seguida o cliente tem de aguardar a confirmação da disponibilidade dos mesmos nas datas que selecionou, e nós tentaremos colocar os equipamentos uma embalagem só, e mediante o peso total e disponibilidade é enviado um email ao cliente com o seu pedido final já com o transporte calculado incluído e respetivos dados de pagamento, que é feito por Entidade & Referência. Existe também uma caução associada a cada equipamento, que é sempre inferior a 50% do seu valor médio de mercado, que será devolvida por inteiro para o NIB que o cliente indicar após nossa receção dos equipamentos.

Após confirmação de pagamento, que é instantâneo com este método, a embalagem é enviada para o cliente através de um serviço de transporte expresso. O cliente pode receber a embalagem em qualquer ponto do país, podendo alterar a morada de entrega quantas vezes quiser, conforme lhe for mais conveniente. Os equipamentos são sempre enviados uns dias antes do primeiro dia de aluguer, e por isso se o cliente os receber antes do previsto, poderá utilizá-los de imediato sem qualquer custo adicional e aproveitar a experiência de aluguer com uns dias extra de oferta.

Apesar dos sistemas mirrorless já estarem neste momento amplamente divulgados por toda a comunidade fotográfica, notámos que as câmaras disponíveis para aluguer são maioritariamente sistemas DSLR da Canon e Nikon. Esta opção corresponde ao perfil de utilizador que encontra com mais frequência?
Exato. Tentámos ter um leque de equipamentos o mais completo possível para cada sistema, e quando foram selecionados os equipamentos não houve disponibilidade financeira inicial para avançar para outros sistemas. Além disso na altura que foi decidido avançar com a empresa, o sistema mirrorless ainda não era muito popular, daí esta decisão. No entanto, esperemos que a médio prazo possamos adquirir equipamentos para outros sistemas. Ao avançar, o próximo sistema mais provável de adquirirmos será o sistema mirrorless full-frame da Sony.

Além de câmaras e objetivas, dispõe também de uma série de acessórios, desde sistemas de iluminação até tripés e filtros. Ou seja, quase que poderíamos dizer que mesmo quem não possui qualquer peça de equipamento, encontrará uma solução completa onde não falta nem a mochila de transporte?
Sim! Obviamente que o foco foi para as câmaras e as objetivas. Mas há sempre aquele acessório que não temos, ou que nunca sabemos se iremos usar, ou se valerá a pena ou que desconhecíamos. Alguns acessórios chegam a ter um valor elevado, e por isso ficou decidido avançar com alguns que achássemos importantes, e para todos eles tentámos que cada um também fizesse parte do melhor do seu segmento, na mesma linha das câmaras e objetivas, até porque a generalidade dos fotógrafos já tem em sua posse pelo menos alguns acessórios de linhas mais económicas. A parte curiosa verificou-se quando efetuámos uma pesquisa nos maiores websites de aluguer de equipamento fotográfico no estrangeiro e notou-se que não dispunham de muitos acessórios que poderão parecer insignificantes, mas que fazem a diferença em alguns tipos de fotografia.

Qual aquela peça de equipamento que passa mais tempo “na rua” e é, portanto, necessário reservar com mais antecedência?
Não é possível responder a essa pergunta porque a nossa empresa tem pouco tempo de atividade, por isso não houve uma peça que se destacasse. Talvez noutra entrevista em 2020 me possam fazer essa pergunta. O que posso dizer é que a peça de maior interesse para clientes que nos contatam, mesmo não avançando com o aluguer, é a Objetiva Prime Zeiss Otus ZE 55mm f/1.4 para Canon EF.

Muito obrigado Rui por toda a disponibilidade! Para concluir, gostaria de deixar algumas palavras aos nossos leitores?
Quero agradecer à revista ZOOM pelo empenho que tiveram em continuar com a revista em formato digital, numa altura em que revistas deste tipo em formato físico em Portugal já não se encontram pelas razões que todos mais ou menos conhecem. Muitas vezes, para notícias ou dicas sobre fotografia, tenho que recorrer a conteúdos em inglês pelo facto de em português ainda serem escassas. Por isso, num mundo onde as pessoas estão cada vez mais ligadas por imagens é importante continuar a existir conteúdos de qualidade sobre fotografia na nossa língua materna.

Subscreva a nossa Newsletter

 

Assine a nossa newsletter e receba as últimas atualizações e novidades da zoom - fotografia prática.




A sua subscrição foi enviada com sucesso.

Também poderá gostar