A Panasonic incorpora uma nova câmara com Sistema de Objectivas Intercambiáveis na sua gama LUMIX G Micro System, a DMC-G3 possui um novo sensor de 16,0 megapixeis e capacidade de gravação de vídeo em Full HD a uma resolução de 1920 x 1080. Para além disso, este novo modelo consegue uma redução no seu peso e tamanho posicionando-se como a câmara mais leve e pequena do mundo.

A Panasonic redesenhou o sistema de processamento a altas sensibilidades de DMC-G3 para aproveitar ao máximo o novo sensor Live MOS de 16 megapíxeis.  Desta forma, as imagens obtidas em situações de pouca luminosidade com alta sensibilidade ISO possuem grande qualidade.

Os novos circuitos de interpretação de sinais do sensor Live MOS reduz o ruído a um nível mínimo, traduzindo-se numa melhoria de 66%. Assim, aquando da opcção de fotografias com elevados valores ISO, os valores sinal/ruído melhoram até 200% em comparação com os sensores convencionais de 12,1 megapixeis. As prestações deste sensor melhoram em 6db a ISO 3200 e com um máximo de 9db a ISO 6400, o que se traduz em imagens perfeitas sem apenas ruído.

O sistema AF de Precisão por contraste da LUMIX G consegue a velocidade mais elevada do mundo em aproximadamente 0,18 segundos. Com a combinação do disparo de controlo táctil a focagem é mais rápida e precisa graças à nova função Pinpoint AF. Esta função facilita um ajuste mais preciso da focagem ao ampliar a área que vai ser focada para poder seleccionar um único ponto da cena. É uma grande ajuda, por exemplo, para centrar a focagem na pupila do olho. Assim, o disparo consecutivo melhorou para uma resolução completa de 16 megapixeis e 4 fps mediante um novo obturador mecânico.

Em comparação com o sistema AF de Diferença de Fase(Phase Difference), o sistema de Contraste AF melhora a precisão inclusive ao disparar com pequenos valores F. Por exemplo, a precisão do Sistema de Contraste AF é de 90% enquanto que o Sistema de Diferença de Fase AF é de 60% para F1.4. O Sistema AF de Diferença de Fase é susceptível a margens de erro mecânicas. No entanto, no sistema de Contraste AF, a focagem controla-se através de um sensor de imagem de forma que não haja margem para erros mecânicos de modo a conseguir uma focagem precisa.

A DMC-G3 possui o sistema de focagem mais rápido do mundo, o Light Speed AF que em 0,1 segundos consegue, graças à redução do tempo de detecção para focar, dobrar a velocidade de 60 fps para 120 fps.

A LUMIX DMC-G3 pode gravar vídeos Full HD de 1920 x 1080 em stereo e em formato AVCHD que permite uma maior eficiência na compressão e maior facilidade para a sua reprodução em equipamentos AV. O seu avançado sistema AF que inclui um práctico AF contínuo e um AF de seguimento tambem disponível em vídeo de forma a que cada fotógrafo possa disfrutar de uma gravação de vídeo de máxima qualidade com um esforço mínimo.

A DMC-G3 capta também sons de alta qualidade com o Dolby® Digital Stereo Creator, e tem também disponível a função de redução de ruído do vento que bloqueia a maior parte do ruído de fundo que este causa.

O Control Inteligente D-range (Controlo Inteligente de Alcance Dinâmico) permite conseguir um aspecto mais natural optimizando a exposição para cada uma das partes da imagem, evitando tanto as sombras como as zonas muito iluminadas, permitindo garantir uma reprodução perfeita da gradação e os detalhes.

O novo e renovado modo Cor Creativa permite aos utilizadores ajustar os efeitos de cor de forma mais intuitiva facilitando simultaneamente um ajuste mais preciso do contraste, nitidez, saturação e permite para além disso, seleccionar os modos de cor mais utilizados: Expressivo, Retro, Tom Alto, Sepia e Dinâmico Alto. O modo Filme Convencional também foi renovado e converteu-se numa nova função para controlar os efeitos: Photo Style. Inclui os preajustes Standart, Vivo, Natural, Monocromo, Paisagem, Retrato e permite realizar um ajuste preciso do contraste, da nitidez, da saturação e da redução do ruído para cada um. Estes ajustes podem ser personalizados totalmente de modo a definir manualmente um efeito de cor no modo Pessoal.

O célebre modo iA (Intelligent Auto) foi melhorado tendo como resultado o modo iA Plus e está incorporado na DMC-G3. Para além disso, as potentes funções convecionais de suporte para tirar as fotografias, área de focagem, compensação da exposição e escala de brancos podem ajustar-se a partir do modo  iA Plus. Este modo funciona tanto em modo fotografia como em modo de gravação de vídeo.

A DMC-G3 possui um LCD táctil inteligente de alta resolução de 3 polegadas com um campo de visão de 100% e LFV (Visor Live View) equivalente a 1.440.000 puntos. O seu corpo de alumínio disponible em preto, vermelho e branco permite-lhe maior leveza e resistência e possui uma pega ergonómica que facilita o transporte.

A nova LUMIX G possui um processador de imagens Venus Engine FHD, que apresenta possibilidades de processamento de sinal excepcionalmente avançadas, tanto na captura de fotograficas como na gravação de vídeos. Graças ao sistema avançado de redução de ruído, são capturadas imagens nítidas e de aspecto natural inclusive se são utilizados níveis elevados de sensibilidade ISO, evitando as misturas de cor provocadas pela irregularidade cromática e a deterioração da resolução.

A DMC-G3 permite visualizar as imagens e vídeos capturados num cartão SD directamente no ecrã de um televisor, DIGA o Blu-ray Panasonic mediante a função Viera Link, ou a partir de um cabo HDMI. Para além disso, é também possível obter imagens em 3D mediante a objectiva intercambial Lumix G 12,5 / F12 (H-FT012) e reproduzi-las em 3D num televisor VIERA 3D. O modelo DMC-G3 traz consigo o programa PHOTOfunSTUDIO 6.2 HD, que permite organizar e editar facilmente fotografias e filmes, tal como o SILKYPIX® Developer Studio 3.1 SE, para desenvolver arquivos RAW e o Super LoiloScope (versão de prova).

A DMC-G3 estará disponível apartir do mês de Junho em 2 Kits diferentes nas cores preto, vermelho e branco.