A Panasonic lança a sua nova máquina fotográfica da série LUMIX FZ que reúne uma lente de alta qualidade Leica, um Zoom óptico 24x e a possibilidade de gravar vídeos Full HD 1920 x 1080.

A Panasonic apresenta a nova DMC-FZ48 da conhecida série LUMIX FZ. Trata-se de uma versão melhorada das suas anteriores versões com a grande novidade de permitir a gravação de vídeos FULL-HD. A alta qualidade da lente de 25 mm ultra grande angular DC VARIO-ELMARIT com um zoom óptico de 24x de grande alcance, conta com a tecnologia de revestimento nanométrico da superfície da lente de modo a minimizar os artifícios fantasmas que surgem devido ao reflexo da luz dentro das ópticas. O zoom óptico 24x de grande alcance (equivalente a uma câmara de 35mm: 25-600mm) pode aumentar o seu poder até 32x, mediante a função de Zoom Inteligente aproveitando a tecnologia de Resolução Inteligente que mantém a qualidade (a resolução máxima) de imagem inclusive multiplicando por 1,3x os aumentos ópticos.

Com um sensor CCD de dupla velocidade de 12,1 megapixeis, a DMC-FZ48 é capaz de gerir e processar uma grande quantidade de informação necessária para gravar vídeo Full HD a 1920 x 1080 em formato AVCHD. Também proporciona uma alta velocidade de disparo em sequência, com uma velocidade fulgurante de 3,7 imagens por segundo em máxima resolução. Para além disso, o processador de imagem, Venus Engine FHD, assegura a alta qualidade de imagem, tanto em fotografia como em gravação de vídeo. Também recolhe a tecnologia de Resolução Inteligente para realizar um óptimo tratamento do sinal em função da zona da imagem e assim oferecer uma imagem de completa claridade natural e com detalhes bastante específicos. O autofocus AF de velocidade ultra sónica e de activação rápida faz com que a DMC-FZ48 ofereça uma resposta de alta velocidade que ajuda a captar até as imagens mais fugazes. A precisão e a velocidade de AF de Seguimento também foram consideravelmente melhoradas.

Para obter maior liberdade artística, com a DMC-FZ48 é possível utilizar o controlo manual. O utilizador pode disfrutar desta expressividade tanto em fotografia como em vídeo. Pode utilizar-se uma grande quantidade de opções que se encontram no novo controlo criativo e no estilo de fotografias com diferentes opções predeterminadas.

O iA (Intelligent Auto) da LUMIX é uma poderosa ajuda em qualquer situação de disparo que garante um melhor resultado. A combinação da excelente luminosidade da lente, o  POWER OIS (Estabilizador Óptico de Imagem) e o filtro Motion Deblur, permitem que a DMC-FZ48 impeça que alguma imagem saia desfocada. O POWER OIS, o reconhecimento de rostos, a detecção de rostos, o AF Tracking, o Controlo ISO Inteligente, o Seleccionador de Cena Inteligente e controlo de margem Dinâmico Inteligente funcionam adequadamente pressionando apenas o modo iA, para que qualquer utilizador possa tirar boas fotografias com a máxima facilidade (incluindo fotografia HDR, de uma maneira transparente).

Para além disso, a fotografia em 3D, com um efeito de profundidade menos exagerado na DMC-FZ48, também se pode disfrutar através de um televisor VIERA 3D com um equipamento compatível com o formato MPO standard de 3D. Os vídeos podem ser gravados em formato mp4 para serem reproduzidos directamente do PC ou outros dispositivos electrónicos portáteis sem necessidade de conversão. Junto com as fotografias, os utilizadores podem disfrutar da comunicação 2.0 com o carregador de imagem LUMIX, que permite partilhar fotografias e vídeos no momento através do Facebook (fotografia) ou Youtube(vídeos) com qualquer PC presente no acto. O ecrã LCD é de 460.000 pontos.

Melhoria das prestações
A nova DMC-FZ48 evita qualquer problema de aberrações ópticas ou reflexos fantasmas graças ao revestimento nanométrico da superfície da lente, a nova tecnologia denominada “Nano surface coating”. Este novo recobrimento usado pela Panasonic consegue reduzir os efeitos fantasma.

A LUMIX DMC-FZ48 não é apenas uma ferramenta avançada para obter imagens de alta qualidade, incorpora também a possibilidade de gravar vídeos que, ao contrário do modelo anterior, possuem qualidade Full HD. O formato resultante é o AVCHD, que tem a característica de gravar até duas vezes mais eficientemente que o formato convencional motion JPEG. Para além disso, é compatível com equipamentos AV da Panasonic, como os televisores Viera, ou os leitores de Blu-Ray. Um botão específico na parte superior da câmara permite ao utilizador gravar vídeo ao mesmo tempo que tira fotografias sem a necessidade de utilizar outras funções.

Como nas restantes LUMIX, a DMC-FZ48 também permite a opção de gravar em menor qualidade, criando assim arquivos menos pesados.

Para o processador de imagens, incorporou-se o Venus Engine FHD com capacidades avançadas excepcionais. Esta aplicação separa o ruído cromático do ruído da luminância de tal forma que consegue captar imagens claras e belas, inclusive quando se fotografa com altos níveis de sensibilidade ISO.

Esta tecnologia também se aplica na opção de filmagem, garantindo uniformidade de nitidez também em vídeo. O resultado são imagens claras e nítidas como em vídeo.

A incorporação do novo Modo Foto 3D permite captar fotografias a três dimensões. Num só disparo, são captadas 20 imagens enquanto alteramos ligeiramente o enquadramento, sendo que a câmara selecciona automaticamente as mais adequadas – uma para o olho direito outra para o esquerdo – que permite o resultado 3D. Esta imagem é ideal para poder ver numa TV VIERA compatível com 3D, mas também noutros equipamentos compatíveis com arquivos MPO como um marco de fotografias digital.

Para garantir a compatibilidade com o PC, a DMC-FZ48 permite gravar vídeo em formato MP4, para além do AVCHD mencionado anteriormente. Isto permite reproduzir no PC e em outros dispositivos electrónicos portáteis sem necessidade de conversão. Pode-se seleccionar as resoluções entre 1920 x 1080 (20Mbps), 1280 x 720 (10 Mbps), 640 x 480 (4Mbps), tudo a 25p (PAL) de saída do sensor e gravação em ficheiro vídeo a 50i.

A DMC-FZ48 também oferece a opção de partilhar vídeos e fotografias com outros utilizadores mediante álbuns online de uma maneira simples e directa. Basta simplesmente seleccionar a fotografia ou o vídeo que se deseja partilhar e conectar a câmara ao PC,  o ficheiro coloca-se em rede seguindo todos os passos que se estabelecem no programa. Para além disso inclui a possibilidade de acrescentar comentários no álbum criado, tanto do utilizador como dos seus amigos, assim como colocar fotografias no Facebook e vídeos no Youtube.

PVP Recomendado: €449