O Gosto pela Fotografia

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Nadya Costa

"Meu nome é Nadya, tenho 34 anos e sou de Blumenau, SC - Brasil onde atualmente moro (digo atualmente pois pretendo me mudar dentro de no máximo um ano, para Portugal <3 ). Sou fotógrafa, apaixonada por gastronomia e luz natural."

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Olá Nadya! Muito obrigado por aceitares o nosso convite para nos contares um pouco sobre a tua história e o trabalho fotográfico que fazes. Poderias começar por te apresentares aos nossos leitores?
Meu nome é Nadya, tenho 34 anos e sou de Blumenau, SC – Brasil onde atualmente moro (digo atualmente pois pretendo me mudar dentro de no máximo um ano, para Portugal ❤️️). Sou fotógrafa, apaixonada por gastronomia e luz natural.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @18mm . f/8 . 1/100″ . ISO 400
Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/8 . 1/125″ . ISO 400

Quando começou o teu interesse pela fotografia?
Meu interesse por fotografia meio que nasceu comigo acho, pois desde pequena fiz meus pais gastarem muito dinheiro em filmes fotográficos e revelações pra mim. Eu lembro que juntava meus bichinhos de pelúcia e os fazia de modelo, maquiava e arrumava minha prima… E tudo era motivo de foto, até que meu pai percebeu que esse interesse e diversão podia virar uma profissão  e me colocou em um curso de fotografia ❤️️

Meu pai era cameraman e iluminador de telejornais e comerciais e me fazia sentar na frente da TV e avaliar a luz com ele, ou me ligava da emissora de tv perguntando se tava bom enquanto o jornal passava e acredito que aprendi muito com ele e sou muito grata por isso.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @32mm . f/10 . 1/60″ . ISO 200
Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @32mm . f/9 . 1/125″ . ISO 200

Que motivos te levaram a focar o teu trabalho maioritariamente em fotografia de comida e lifestyle?
Eu acredito que todo fotógrafo/fotógrafa passa por um período de experimentos até achar seu caminho, até porque são tantas coisas LEGAIS que podemos trabalhar e desenvolver que fica difícil escolher e comigo não foi diferente! Comecei querendo trabalhar com moda, pois na minha cidade o pólo têxtil é super forte e que menina não quer trabalhar com moda né?

Pois bem, comecei a trabalhar em agências de moda porém não exatamente como fotógrafa, e me vi distante da fotografia, depois de anos decidi voltar pra área e fui trabalhar com fotografia de famílias e newborn e na época eu realmente adorava, mas ainda faltava algo e foi então que depois de alguns anos decidi tirar um ano pra mim, pra me descobrir e me encontrar na fotografia.

Uma das minhas melhores amigas decidiu abrir seu próprio negócio que se chamava Food Fusca, um fusca vermelho fofinho que entregava sanduíches, bolos, sucos e mais algumas opções de lanche e ela me pediu ajuda pra fazer umas fotos, e ali eu me apaixonei por gastronomia e por tudo que envolve ela, o ambiente, o lifestyle… o chef e a sua relação com a comida TUDO! E desde então venho desenvolvendo nessa área.

Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/3.2 . 1/1250″ . ISO 400
Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/2.5 . 1/1000″ . ISO 400

Qual a importância da luz neste género de fotografia e com qual preferes trabalhar, natural ou artificial?
EU AMO LUZ NATURAL, isso é fato, eu acho que ela deixa tudo mais bonito =) Mas confesso que de vez em quando uso luz artificial também quando o trabalho pede, quando estou em um trabalho de produto por exemplo em que preciso controlar ela do começo ao fim.

A luz é o que faz a sua foto, se você entender e sentir ela com certeza seu trabalho vai ficar lindo.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @40mm . f/5.3 . 1/100″ . ISO 400
Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/1.8 . 1/800″ . ISO 400

Ainda te lembras qual foi tua primeira câmara? Que influência teve na tua paixão pela fotografia?
Minha primeira câmera foi uma Zenit 12XSL (eu ainda a tenho), e ela tornou tudo mais real pra mim, ela meio que deu corpo a vontade de trabalhar com fotografia. Ela tava sempre comigo, e por ela ser de filme tinha aquela curiosidade de saber se deu certo a foto, e era muito gostoso buscar as fotos reveladas e avaliar uma por uma.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @18mm . f/3.5 . 1/30″ . ISO 400

Com que equipamento trabalhas actualmente?
Hoje em dia trabalho com uma Nikon 3200 DSLR, simples e que traz bons resultados. Estou avaliando evoluir para uma Nikon Full Frame e estou estudando os modelos.

Quais os critérios usados na aquisição da tua câmara?
Já trabalhei com Canon e Nikon, mas sempre acabo gostando mais do resultado que a Nikon me traz. Posso mudar de ideia algum dia? Hahaah com certeza, mas por enquanto voto na Nikon, acho que ela granula menos quando se exige mais ISO e sinto ela mais neutra nas cores o que ajuda depois na hora do Photoshop.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @18mm . f/4.5 . 1/100″ . ISO 400
Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/3.5 . 1/50″ . ISO 400

Mesmo uma imagem aparentemente simples, pode ter horas de trabalho prévio e uma preparação bastante complexa. Qual é para ti a importância na escolha dos adereços para fazer fotografia de comida?
Essencial, o food styling junto com a luz é o que vai fazer a comida se destacar ou dependendo das escolhas prejudicar. É importante pensar bem nas cores e fazer um estudo antes de tudo que precisa para a sessão. Gosto muito de trabalhar em equipe e com designers que auxiliam na direção de arte, pois juntos criamos o conceito e cuidamos de todos os detalhes para o dia das fotos.

Ter adereços pessoais é super importante quando o cliente é menor e não pode arcar com muito, e ter parcerias com lojas que possam emprestar é muito bom também pois te dá uma variedade maior.

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @18mm . f/11 . 1/125″ . ISO 200
Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @18mm . f/16 . 1/125″ . ISO 400

Além de fotografar comida também realizas sessões de retrato, certo? Poderias nos contar como é concliar estes dois géneros de fotografia?
O retrato é algo que me encanta também, gosto dessa conexão com a pessoa, de conversar, deixar mais solta e tirar o melhor dela. Porque vamos combinar, não é nada fácil ficar em frente a câmera né? Então ter essa conexão é tudo. Trabalho com as duas situações, estúdio e externo, o que determina é o briefing do trabalho  e o que combina melhor com a situação.

Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/2.8 . 1/160″ . ISO 200
Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/7.1 . 1/160″ . ISO 200

Porque a fotografia não fica pronta no momento em que se aperta o botão do obturador, qual teu fluxo de trabalho habitual após a captura: backups, selecção de imagens, processamento, presets, softwares que utilizas, etc?
Faço backup no Google Drive e trabalho com Photoshop e Lightroom, mas não costumo usar presets para gastronomia, na realidade quase em nada. Tento deixar sempre o mais natural possível e não trabalho muito com manipulação do alimento no estilo que pareça algo que não é entregue no dia-a-dia. Gosto de entregar uma foto onde o consumidor veja e saiba que é aquilo que ele vai encontrar quando chegar no estabelecimento =)

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @35mm . f/10 . 1/125″ . ISO 200
Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @24mm . f/11 . 1/100″ . ISO 200

Quais são os principais desafios neste género de fotografia?
Acredito que formar a sua carta de clientes e conseguir crescer no ramo. Saber fazer seu marketing pessoal e vender bem aquilo que você faz, o que eu confesso que não sou das melhores hahaha!

Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @48mm . f/13 . 1/320″ . ISO 400

Para finalizar, existem algumas dicas que possas partilhar com os nossos leitores?
NUNCA DESISTA, o erro nos ensina e nos melhora! Não espere o equipamento perfeito, trabalhe com o que tem e tire o melhor dele, teste, estude, faça contatos e AME MUITO  a sua profissão, pois ela vai tomar a maior parte da sua vida e horas do dia =)

Nikon D3200 . Nikon 50mmF1.8 @50mm . f/2.5 . 1/800″ . ISO 400
Nikon D3200 . Nikon 18-55mmF3.5-5.6 @45mm . f/8 . 1/160″ . ISO 200

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