- O Porto… Tão Sentido - 29 de Outubro de 2019
- Passeio Fotográfico Porto Can’t Miss It Scott’s Kelby Worldwide Photowalk - 20 de Setembro de 2019
Quando há cerca de um mês atrás publicámos aqui na página zOOm um artigo de divulgação do “Passeio Fotográfico Porto Can’t Miss It Scott’s Kelby Worldwide Photowalk”, organizado pelo José Manuel Santos, nós tínhamos a certeza de que seria um sucesso e ficámos ansiosos por saber como tinha corrido.




Na semana passada recebemos este testemunho de um participante muito especial. O texto abaixo não foi escrito pelo José, mas sim pela sua esposa, que o acompanhou nesta aventura e deixou-nos este belíssimo relato, que agora gostaríamos de partilhar com os nossos leitores, bem como um conjunto de imagens que os participantes gentilmente cederam.
Bom leitura!
Maurício & Hugo
zOOm – Fotografia Prática
https://zoomfp.com/



“E… no fim, aquele grande grupo de amantes da fotografia, alguns repetentes, alguns amigos, mas, a maioria desconhecidos brindaram-te com uma salva de sentidas palmas. Valeu! Obrigada a todos pela companhia, boa disposição e por terem sido tão genuínos no agradecimento, o meu marido merece.
Começamos o passeio no jardim das águas que é uma pérola, daquelas puras e pouco conhecidas nesta nossa cidade. Vale a visita. Tenho a certeza de que muitos lá voltarão para usufruir dele com a calma merecida. Seguimos para o cemitério do prado repouso onde “repousam” muitos dos ilustres e onde existem dos mais belos exemplares de sepulturas do país, verdadeiras obras de arte.
Vamos então caminhar pelas ruas velhas e íngremes que nos levam às Fontainhas, onde se sente a alma do Porto, os cheiros do Porto e as gentes do Porto. Aqui parece que a cidade parou um bocadinho no tempo e que bem que sabe!



Descemos as escadas dos Guindais e o movimento agiganta-se, estamos no tabuleiro inferior da Ponte Luís I onde se concentram todos os turistas, vale a pena apreciar alguns olhos a brilhar, estes são bem-vindos.
Estamos quase a descobrir a surpresa da tarde. Depois de atravessarmos a ponte, viramos à esquerda em direcção à capela do Sr. do Além. Este local é mágico, velho, estragado, mas tão belo. A localização é única, para quem ama esta cidade é uma verdadeira bênção, o rio, a luz que é sempre bonita, a vista…e o mais surpreendente, os seus “guardiões”, um humano e um cão.
O Sr. Alberto e o Rox vivem nesta capela a cair, em condições miseráveis e apesar disso este homem brinda-nos com um sorriso e o seu olhar doído é tão doce. Senti-me pequenina e muito grata. Depois de respirarmos fundo, saímos com a certeza de que vamos ter de ajudar.



O nosso passeio está quase a terminar, não sei se foi só impressão, mas senti que a velocidade das passadas reduziu, acho que ninguém queria que acabasse.
Como comecei pelo fim vou apenas falar do local, o jardim do morro que tem das mais bonitas vistas da cidade.
Obrigada por terem vindo, por terem gostado e por terem aplaudido tão genuinamente.
A ti, meu amor, todos os dias agradeço por seres como és.
Valeu!”




Agradecimentos:
- Águas do Porto
- Departamento Municipal de Planeamento e Gestão Ambiental da Câmara M. Porto
- Revista zOOm – Fotografia Prática
- VisitPorto
- Viva!
- Porto
- Viralagenda
- Agoraporto



1 comentário
Simplesmente lindo demais.